África Subsaariana

De regresso ao Senegal, Abdoulaye Wade desafia Macky Sall a partir

AbdoulayeWade
Abdoulaye Wade

Proveniente de Paris, onde reside, o antigo presidente senegalês, Abdoulaye Wade, 91 anos, regressou na tarde desta segunda-feira ao Senegal onde foi acolhido por milhares de simpatizantes.

Abdoulaye Wade decidiu encabeçar uma lista da oposição nas eleições legislativas, agendadas para 30 de julho, numa coligação com o Partido Democrático Senegalês (PDS), cuja liderança ainda é garantida pelo antigo presidente.

Segundo alguns observadores, uma eventual vitória da oposição poderá vir a viabilizar uma amnistia para o seu filho Karim Wade, condenado em 2015 a seis anos de prisão e uma multa de mais de 210 milhões de euros por “enriquecimento ilícito”.

Considerando que a sua carreira politica ainda não terminou, Abdoulaye Wade também ainda não digeriu a derrota na segunda volta das presidenciais em 2012 face a Macky Sall. “Se no meu regresso eu tivesse constatado que o Senegal mudara para melhor, eu o teria felicitado, mas não é o caso. Que ele parta e pode apanhar o mesmo avião que me trouxe”, disse Wade.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo