África Subsaariana | Crise

Exército nigeriano anuncia ação contra o grupo extremista Boko Haram

exercito BH

A 7ª Brigada de Forças Especiais do Exército nigeriano anunciou que derrotou e neutralizou 4 terroristas do Boko Haram que se encontravam escondidos na aldeia de Dawashi Gari junto ao Lago Chade. “No processo, as forças tiveram contacto com os terroristas em Kanama e neutralizaram dois, detendo outros dois, tendo recuperado uma espingarda AK47, quatro carregadores e quatro motorizadas”, garante o porta-voz da 8ª Divisão Força Tarefa, Coronel Timothy Antigha.

O Exército anunciou também que já garantiu a segurança de várias comunidades incluindo Gashigar, Asaga, Bukarti e comunidades vizinhas.

Estes acontecimentos surgem depois de, durante a semana passada, o Exército ter anunciado que cerca de 700 terroristas do Boko Haram se tinham rendido no Comando de Operações do Exército nigeriano em Maiduguri. Apesar do anúncio, não foi possível confirmar esta informação através de fontes independentes.

Segundo informações divulgadas aos jornalistas, vários dos insurgentes que se renderam, já encontravam a ser vetados pelas Forças Armadas. Segundo o chefe do Estado-Maior do Exército, um dos elementos detidos parece tratar-se do suspeito número 225 do Boko Haram, constante na lista dos terroristas mais procurados do grupo extremista divulgada pelo exército. O CEME nigeriano divulgou ainda que os detidos têm passado várias informações relevantes e acredita que, muito em breve, que mais insurgentes se irão render às Forças Armadas presentes no teatro de operações.

Desde o início da escala de violência em 2009, o grupo extremista Boko Haram já matou mais de 20.000 pessoas e obrigou mais de 2 milhões de pessoas a deixar as suas casas e procurarem abrigo em campos de refugiados espalhados por toda a Nigéria.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo