África Subsaariana | Economia

General Electric investe em refinarias na Nigéria

petroleo

A General Electrics (GE) anunciou a intenção de investir em três refinarias na Nigéria, numa aparente guerra de investimento com os italianos da ENI.

A Nigéria possui três refinarias, Port Harcourt, Warri e Kaduna que se encontram desligadas e sem produção. No entanto, após a visita do Ministro do Petróleo da Nigéria, Emmanuel Ibe Kachikwu, em Roma durante um fórum a semana passada, em que a empresa ENI e a Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo (Nigerian National Petroleum Corporation – NNPC) assinaram um acordo para a exploração e desenvolvimento em onshore, offshore e águas profundas, bem como o desenvolvimento da refinaria de Port Harcourt, a GE veio agora demonstrar vontade em colaborar com a NNPC e o governo nigeriano na reactivação das refinarias de Port Harcourt, Warri e Kaduna.

Actualmente, a Nigéria importa produtos refinados à medida que exporta o seu petróleo, encontrando-se a receber ofertas até 2 de Fevereiro para a compra do seu petróleo.

A reactivação das refinarias poderá anular ou pelo menos reduzir a necessidade da Nigéria em trocar o petróleo pelos artigos refinados e desta forma aumentar o rendimento pela venda.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo