África Subsaariana | Ásia | Diplomacia

Guiné Conacri assina acordo de 20 mil milhões de dólares com a China

alphaconde02
Alpha Condé

Acompanhado por uma importante delegação, o presidente da Guiné Conacri, Alpha Condé, esteve em Xiamen na China durante a IX Cimeira do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) onde estabeleceu um acordo de financiamento com a China de 20 mil milhões de dólares.

Um acordo apresentando como um “enorme” sucesso diplomático pelos próximos do presidente, mas encarado com desconfiança pela oposição que ainda não foi informada do teor das contrapartidas.

Kassory Fofana, ministro de Estado encarregado das parcerias público-privadas, que fez parte da delegação guineense, explicou que na assinatura do acordo a China desbloqueou no “imediato” 3 mil milhões de dólares de empréstimos e dons e deste montante 1,2 mil milhões de dólares vão ser aplicados no projeto da autoestrada Coyah-Dabola-Mamou, 250 milhões estão destinados à reabilitação das vias urbanas de Conacri, e 300 milhões vão ser aplicados na reabilitação e ampliação de uma grande universidade e construção de 4 universidades nas quatro regiões do país.

O mesmo ministro disse também que está prevista a construção da sede do parlamento guineense, a ampliação do hospital sino-guineense, assim como aquisição de materiais agrícolas, ambulâncias e veículos.

No entanto, a oposição guineense não partilha a mesma euforia da comitiva de Alpha Condé. O chefe da oposição guineense, Cellou Dalein Diallo, disse que não conhece a “natureza do documento assinado” e questiona se “é uma convenção de financiamento, um acordo quadro, um protocolo de acordo” mas também “se são empréstimos ou compras de matérias-primas”.

Para Cellou Dalein Diallo a China poderá estar interessada no alumínio e ferro guineense e por esse motivo “será necessário estar atento à leitura dos documentos” e tentar saber “o que é que vamos dar, o que vamos receber e de que forma”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo