África Subsaariana | Crise

Iémen confirma mais de 300 mil casos de cólera em menos de 80 dias

colera

Foram registados mais de 300 mil casos de cólera no Iémen, em apenas 75 dias, avança a Rádio ONU. A ONU classifica-o de “surto sem precedentes”, que matou 1.7 mil pessoas. A cólera está presente em 92% dos distritos iemenitas e os grupos mais afetados são os menores de 15 anos e os idosos. Quase um terço dos óbitos ocorreu em pessoas com mais de 60 anos.

A Organização Mundial da Saúde está atualmente a ajudar as autoridades de saúde dos países afetados pela cólera e pela diarreia aguda, para responder a surtos ativos no Mediterrâneo Oriental. Para a organização internacional, um dos maiores receios reside no perigo de transporte da doença para zonas que já não se encontram afetadas, como é exemplo a Somália, onde foram confirmados casos de cólera pela primeira vez em 10 anos.

A ONU alerta para o agravamento das condições humanitárias e a falta de acesso à água potável e ao saneamento básico, que fazem prever mais casos na atual “temporada alta” de propagação das doenças transmitidas pela água.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo