África Subsaariana | Segurança

Senegal garante que existem sérias “ameaças de destabilização” da Gâmbia

dakar
Dakar

O ministro senegalês dos negócios estrangeiros, Mankeur Ndiaye, disse esta quinta-feira que existem sérias “ameaças de destabilização” da Gâmbia, proveniente do exterior. Sem precisar o tipo de ameaças, o ministro confirmou apenas que o presidente gambiano, Adama Barrow, também identificou as ameaças.

“Não aceitamos que a Gâmbia seja destabilizada. Vamos acompanhar de novo o regime e garantir a sua segurança” garantiu o ministro senegalês.

As declarações de Mankeur Ndiaye foram proferidas na residência do embaixador francês em Dakar durante a visita oficial do seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian, o qual sublinhou que a França continua a pôr à disposição do presidente gambiano “meios de acompanhamento” no quadro da reforma do setor da segurança e confirmou que a disponibilização de “material de defesa” para a Gâmbia está “em curso”.

A questão da presença de forças estrangeiras na Gâmbia tem sido um tema muito abordado nas rádios gambianas que abrem as antenas aos comentários dos seus auditores que não hesitam em criticar vigorosamente a presença estrangeira no país, e que para alguns é um reflexo da fraqueza do novo regime.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo