África Subsaariana | Crise

Zimbabué: Morgan Tsvangirai e Joice Mujuru aliam-se para vencer Robert Mugabe em 2018

Tsvangirai

O líder da oposição do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, e o ex-vice-presidente do país, Joice Mujuru, anunciaram na quarta-feira a formação de uma aliança para concorrer às eleições de 2018 contra Robert Mugabe.

“Este é apenas o começo da formação de uma ampla aliança para enfrentar o ZANU-PF (partido no poder) antes das eleições de 2018”, disse Morgan Tsvangirai, líder da oposição do Zimbábue durante uma conferência de imprensa realizada após a assinatura do acordo eleitoral, sem revelar mais pormenores.

O líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Morgan Tsvangirai, assegurou também que serão assinados, em breve, outros acordos com partidos menores para formar uma grande coligação eleitoral.

Por seu lado, Joice Mujuru, o ex-vice-presidente Robert Mugabe, agora na oposição, revelou que o acordo vem sendo negociado desde o ano passado e que “espera que Zimbabué se torne no grande país que foi no passado”, declarou o agora líder do Partido Nacional do Povo (NPP).

Joice Mujuru, que ocupou cargos ministeriais em todos os governos desde a independência em 1980, foi expulso do partido no poder, em 2014, por suspeita de conspirar contra o regime.

Robert Mugabe, de 93 anos e no poder há 37, já anunciou que vai recandidatar-se em 2018.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo