América do Norte

Canadá vai pagar milhões de dólares de indemnização a jovem terrorista

terroristacanadiano
Omar Khadr

O governo canadiano vai apresentar desculpas e pagar milhões de dólares de indemnização a um antigo jovem terrorista e prisioneiro em Guantánamo, Omar Khadr, detido aos 15 anos no Afeganistão após ter assassinado um sargento norte-americano e ter ferido gravemente outro.

Omar Khadr irá receber pelo menos 10 milhões de dólares do governo federal canadiano devido aos maus tratamentos a que foi submetido durante os 10 anos que esteve detido na prisão norte-americana de Guantánamo em Cuba.

Khadr foi detido em 2002 e transferido para Guantánamo, tendo sido condenado a 10 anos de prisão pela ação terrorista no Afeganistão. Após oito anos passados em Guantánamo conseguiu ser extraditado para o Canada.

Os advogados de Omar Khadr, consideraram que os direitos do jovem terrorista não foram respeitados e o Canada não cumpriu as suas obrigações e pediram uma indemnização de 20 milhões de dólares, cerca de 13.6 milhões de euros.

Omar Khadr nasceu no Canadá numa família salafista de Toronto. O seu pai era um quadro da Al-Qaeda e próximo de Osama Bin Laden. A adolescência de Omar Khadr foi nos campos de treino da Al-Qaida, acabando por integrar as forças talibãs no Afeganistão.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo