China adverte Donald Trump para não “agravar” a situação da Coreia do Norte com Tweets

A China reagiu à acusação de Donald Trump de que Pequim não está a fazer o suficiente para controlar o Estado norte-coreano, advertindo o presidente eleito norte-americano de não “intensificar” uma situação já tensa na Península Coreana através da rede social, Twitter.

Na noite de segunda-feira, Trump criticou no twitter a ameaça do líder norte-coreano Kim Jong Un, de que a Coreia do Norte estava na “fase final” de desenvolver um míssil nuclear capaz de atingir o continente americano. Imediatamente, Trump publicou outro tweet em que acusa a China de não tomar medidas suficientes para acalmar a beligerância do jovem ditador.

“A China tem retirado enormes quantidades de dinheiro e riqueza dos EUA num comércio totalmente unilateral, mas não ajudará com a Coreia do Norte. Nice! “, lê-se no tweet de Trump.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, disse que os esforços do seu governo são “amplamente reconhecidos” e que: “esperamos que todos os lados evitem comentários e ações que possam agravar a situação”.

A Península Coreana é a mais recente fonte de atrito entre a administração Trump e a China que tem sido comentada através da conta Twitter do presidente eleito.

No mês passado, Trump revelou que aceitou um telefonema congratulatório do presidente taiwanês Tsai Ing-wen numa suposta violação de quase quatro décadas de respeito do protocolo diplomático. Pequim ainda reivindica soberania sobre Taiwan, apesar de sua separação efetiva da China em 1949, após a guerra civil que levou ao poder os comunistas.

Em relação à Coreia do Norte, Trump defende que a China é a única nação amiga de Pyongyang e responde por 90% de seu comércio. A continuação da existência da Coreia do Norte é uma vantagem estratégica para Pequim perante a alternativa de uma Península Coreana unificada, administrada por Seul, que é um fiel aliado dos EUA.

No entanto, uma Coreia do Norte ameaçadora e que possui armas nucleares, não é benéfico para os interesses de Pequim na região. Aumenta a tensão na Ásia Oriental e levou a Coreia do Sul aceitar a implantação do sistema antimísseis americano THAAD, assim como o Japão poderá seguir a mesma opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

A Índia começou, esta sexta-feira, o processo eleitoral de escolha dos 543 deputados à câmara baixa do Parlamento (Lok Sabha)…
FMI estima queda do crescimento económico de Angola

FMI estima queda do crescimento económico de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento económico de 2,6% para o ano de 2024 em Angola, e de…
Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a Região terá, este ano, um crescimento da economia de 13,9%, registando um…
Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Vai decorrer, no Centro Cultural de Belém (CCB), nos dias 4 e 5 de maio, o FeLiCidade – Festival da…