América do Norte | Ásia | Crise | Segurança

Coreia do Norte adverte sobre ‘consequências catastróficas’ depois de EUA terem enviado frota naval para a península coreana

Kim-Jong-un1

A Coreia do Norte prometeu uma forte oposição a quaisquer movimentos militares que possam acompanhar o envio de uma frota naval dos EUA para o largo da Península Coreana.

“Nós responsabilizaremos os EUA inteiramente pelas consequências catastróficas que serão causadas por suas ações ultrajantes”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citado pela agência estatal de notícias Korean Central News Agency.

A declaração vem logo após o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, ter declarado que os ataques de mísseis dos EUA contra uma base aérea da Síria, em retaliação ao ataque com armas químicas, levam uma mensagem para qualquer nação que opere fora das normas internacionais.

“Se violar os acordos internacionais, se deixar de cumprir os compromissos, se se tornar uma ameaça para os outros, em qualquer altura pode sofrer uma retaliação”, afirmou Tillerson à ABC “This Week”.

A Coreia do Norte alega que os EUA preparam uma invasão à RPDC para justificar o seu programa nuclear, “Isso vem provar que os movimentos imprudentes dos EUA para invadir a RPDC chegaram a uma fase séria”, refere o comunicado norte-coreano. “Se os Estados Unidos optarem por uma ação militar, chamando-lhe ‘ataque preventivo’ e ‘remoção do quartel-general’, a RPDC está pronta para reagir a qualquer forma de guerra desejada pelos EUA”, acrescentou.

Navios da Marinha dos EUA são uma presença comum na região coreana e são em parte uma demonstração de força. Na noite de sábado, o Pentágono disse que uma frota naval de combate da Marinha estava a dirigir-se em direção ao Oceano Pacífico ocidental para garantir mais de uma presença física na região.

O assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, H. McMaster, descreveu a decisão de enviara frota como “prudente”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo