Donald Trump muda de discurso e culpa ambos os lados pela violência em Charlottesville

O Presidente dos EUA, Donald Trump, mudou mais uma vez de discurso sobre os acontecimentos violentos em Charlottesville, que no passado fim-de-semana terminaram em confrontos e fizeram uma vítima mortal.

Donald Trump classificou, no sábado, como “terríveis” os acontecimentos em Charlottesville, mas sem mencionar de forma direta os supremacistas brancos que tinham convocado a marcha, entre eles David Duke, ex-líder do KKK (Ku Klux Klan, movimento de supremacia branca), e vários elementos que exibiam símbolos relacionados com o regime nazi,.

Esta reação provocou a indignação e criticas transversais a democratas e republicanos, tendo levado a Casa Branca a esclarecer no domingo que o Presidente condenava “todas as formas de violência, intolerância e de ódio” e “todos os grupos extremistas”, incluindo os movimentos associados à supremacia branca.

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos chamou os jornalistas à Trump Tower, em Nova Iorque, para reiterar as declarações feitas no sábado, sublinhando que as responsabilidades são para repartir. “Tínhamos um grupo de um lado e outro grupo do outro lado que também era muito violento. E ninguém o quer dizer, mas eu digo-o agora mesmo”, disse o Donald Trump.
“Nem todas aquelas pessoas eram neonazis, acreditem. Nem todas aquelas pessoas eram supremacistas brancos. Havia um grupo de um lado, podem chamar-lhes a esquerda, que avançou violentamente para atacar o outro grupo. Podem dizer o que quiserem, mas é assim”, insistiu o Presidente.

Grande parte dos militantes de extrema-direita que integrou a marcha de sábado designada Unite the Right, ou Unir a Direita, envergava armas de fogo, escudos, capacetes e bastões. Na contramanifestação que se seguiu havia também ativistas com paus, capacetes e escudos. Os dois lados acabariam por se defrontar em diferentes ruas da cidade.

A manifestação ficou marcada pela morte de uma mulher de 32 anos, vítima de um condutor que avançou com o carro contra uma multidão de opositores da marcha da extrema-direita. Outras 19 pessoas ficaram feridas. James Fields, um natural do Ohio com 20 anos de idade e descrito como simpatizante do nazismo, foi indiciado por homicídio.

Entretanto no Twitter, David Duke agradeceu a Trump, “Obrigado Presidente Trump pela sua honestidade e coragem em dizer a verdade sobre #Charlottesville e condenar os esquerdistas terroristas do BLM/Antifa”, escreveu, referindo-se aos movimentos Black Lives Matter e antifascistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Novo ataque terrorista em Quissanga faz quatro vítimas mortais

Moçambique: Novo ataque terrorista em Quissanga faz quatro vítimas mortais

Foram encontrados quatro cadáveres perto da aldeia Namaluco, situada no posto administrativo de Bilibiza, localizado no distrito de Quissanga, na…
Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

A organização cívica guineense Frente Popular exigiu “a cessação das ingerências do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló no funcionamento…
Moçambique: Assaltos a residências e violência sexual preocupam cidadãos de Pemba 

Moçambique: Assaltos a residências e violência sexual preocupam cidadãos de Pemba 

Apesar da frequente circulação de diferentes Forças de Defesa e Segurança nas principais avenidas da cidade, os munícipes de Pemba…
Angola: A Universidade de Coimbra organiza exposição integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril

Angola: A Universidade de Coimbra organiza exposição integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril

Uma mostra que reúne 50 capas dos jornais A Província de Angola, Diário de Luanda, Jornal de Angola, O Angolense,…