Irão ameaça recomeçar com programa nuclear se os EUA continuarem com sanções

O Irão poderá recomeçar o seu programa nuclear se os Estados Unidos continuarem com a sua política de “sanções e coerção”, ameaçou na terça-feira o Presidente, Hassan Rouhani. “Poderá ser feito de uma hora para outra” avisou o chefe de Estado.

Uma vez recomeçado, o programa poderá rapidamente atingir um nível muito mais avançado do que em 2015, quando o Irão assinou o acordo nuclear com as potências mundiais. Esse acordo limitou os níveis de enriquecimento de urânio do Irão em troca do levantamento de sanções internacionais.

O Presidente iraniano afirmou que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, provou ao mundo que “não é um bom parceiro”. “Nos últimos meses, o mundo foi testemunha de que os Estados Unidos, além de estarem constantemente a romper as suas promessas no que toca ao acordo nuclear, ignoraram repetidamente os acordos internacionais e mostraram aos seus aliados que não são um bom parceiro”, frisou Rohani.

No início de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou na lei novas sanções contra o Irão, Rússia e Coreia do Norte, que tiveram a aprovação do congresso norte-americano. As sanções visam os programas de mísseis do Irão, bem como abusos de direitos humanos.

Rouhani nega que o programa de desenvolvimento de mísseis viole a resolução, defende que os seus mísseis não são projetados para transportar armas nucleares e ressalvou que o Irão pretende permanecer fiel aos compromissos assumidos no acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…