América do Norte | Médio Oriente | Segurança

Irão diz que reação de Trump aos atentados em Teerão é “repugnante”

Mohammad Javad Zarif

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, considerou “repugnante” o comunicado do presidente norte-americano, Donald Trump em reação aos atentados em Teerão reivindicados pelo Estado Islâmico (Daesh).

O governante referia-se ao comunicado da administração de Donald Trump em que disse que estava a rezar pelas vítimas mas acrescentou que “Estados que patrocinam o terrorismo arriscam-se a tornarem-se vítimas do mal que promovem”.

Num comentário no Twitter, Mohammad Javad Zarif referiu que os responsáveis pelo ataque, que acabaram por ser todos abatidos pela polícia, tanto no Parlamento, como no mausoléu do aiatola Khomeini, pertencem ao Daesh, um grupo radical que “tem sido apoiado por aliados dos Estados Unidos”.

O Governo iraniano informou ontem que os suspeitos eram todos iranianos, que se juntaram ao Daesh depois do grupo radical ter prometido perseguir os muçulmanos xiitas que compõem a maioria da população do país.

De referir que o presidente norte-americano acusa regularmente o Irão de apoiar o terrorismo e ameaça acabar com o acordo selado em 2015 entre as potências ocidentais e a república Islâmica sobre o seu programa nuclear.

No entanto, as autoridades iranianas da segurança afirmam que a Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, é responsável por financiar e espalhar o extremismo através do Estado Islâmico.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo