América do Norte | Segurança

Missão de paz da ONU no Haiti chega ao fim

minustah

O Conselho de Segurança da ONU aprovou recentemente o fim da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), depois de treze anos a atuar naquele país. As tropas ficam no país até 15 de outubro, informa a Rádio ONU.

Em declarações à ONU News, o comandante brasileiro da Minustah, Ajax Porto Pinheiro, garante que “a situação de segurança é boa desde as eleições que terminaram em fevereiro. Terminadas as eleições, o país entrou num período de calma como há muito não se via. É uma sensação de segurança e de tranquilidade muito grande”.

A retirada dos 2,3 mil militares será gradual e já começou. Prevê-se que até ao fim de abril, cerca de 90% do efetivo chileno e todas as tropas peruanas tenham saído do Haiti. O contingente brasileiro fica até setembro.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. carlos

    20/04/2017 at 23:12

    Gostaria que o Ministério da Defesa fosse questionado sobre o envio de uma tropa para o Haiti. A ONU determinou a retirada de tropa e não o envio. Mandar uma tropa para lá sem necessidade. Já há militares lã no Haiti aptos a fazer esta retirada de todo o material. O custo de levar outro contingente e altissimo. Estamos passando por uma grave crise levar uma tropa para ficar menos de 4 meses é um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo