América do Norte

Porto Rico quer ser o 51º estado dos Estados Unidos

PuertoRico
Porto Rico

Os porto-riquenhos votaram este domingo a favor que o seu território seja o 51º estado dos Estados Unidos. Desde 1952 que Porto Rico beneficia do estatuto de Estado livre associado aos EUA.

Apesar de uma participação de apenas 23% dos eleitores, a proposta de Porto Rico se tornar efetivamente num Estado norte-americano obteve 97% dos votos.

Para o governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, a integração total do território no espaço dos EUA é a única solução para evitar que ilha mergulhe num colapso financeiro face a uma divida que já ultrapassa os 62,5 mil milhões de euros, um nível de pobreza superior a 45%, e reservas financeiras para a assistência social completamente esgotadas.

Atualmente Porto Rico tem um parlamento e governo próprio e seus cidadãos possuem a nacionalidade americana, assim como a liberdade de circular em todo o território dos EUA. Uma particularidade que faz com que o presidente americano seja o chefe do executivo porto-riquenho mas os habitantes da ilha não podem votar nas eleições americanas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo