América do Norte | Ásia | Crise | Segurança

Trump declara que as armas estão “carregadas” para atacar Coreia do Norte

donaldtrump

O presidente dos EUA, Donald Trump, avisou esta sexta-feira, na sua conta no Twitter, que as “as soluções militares estão agora preparadas e carregadas para o caso de a Coreia do Norte agir de forma pouco sensata. Esperamos que Kim Jong-un escolha outro caminho”.

O “tweet” de Trump foi publicado na sequência de uma publicação da agência de notícias estatal norte-coreana, acusando Trump de “levar a península coreana para a iminência de uma guerra nuclear”.

Recorde-se que na terça-feira, Trump ameaçou o regime da Coreia do Norte com “fogo e fúria nunca vistos” se Pyongyang persistir nas ameaças aos Estados Unidos. Em resposta, os norte-coreanos disseram estar a preparar planos para atacar a base norte-americana em Guam, 3.430 quilómetros a sudeste da Coreia do Norte.

Entretanto, o jornal do Partido Comunista da China (citado pela agência Lusa) antecipou que a China mantém-se neutra caso a Coreia do Norte ataque os EUA mas o mesmo não acontecerá se forem os EUA a dar início a esse conflito armado com a Coreia do Norte.

Guam é uma ilha tropical a mais de 3 mil quilómetros do sudeste da Coreia do Norte e é habitada por cerca de 163 mil pessoas. Neste território, há uma instalação da Marinha dos EUA que inclui um esquadrão submarino, um grupo da Guarda Costeira e uma base aérea.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo