América do Norte

Trump lança a ideia de construção de um “muro solar” na fronteira com o México

donaldtrump

O presidente dos EUA, Donald Trump, lançou na quarta-feira um novo conceito aos seus apoiantes para o muro que pretende erguer na fronteira mexicana: cobri-lo com painéis solares e usar a energia para suportar os custos de construção.

“Sim, vamos construir um muro”, declarou o presidente norte-americano perante uma multidão, em Cedar Rapids, Iowa. “Nós temos que impedir que as drogas entrem”.

“Eu vou dar uma ideia de que ninguém ainda ouviu falar”, adiantou Trump, “A fronteira do sul. Muito sol, muito calor. Estamos a pensar construir um muro como um muro solar. Vai produzir energia e pagar-se a si mesmo”.

“E assim, o México terá que pagar muito menos dinheiro. E isso é bom. Certo?” questionou o presidente, cuja promessa inicial de fazer o México pagar o muro encontrou uma forte resistência do pais vizinho.

“Pensem nisso, quanto mais alto, mais valioso é”, enfatizou, “Muito boa imaginação, certo? Minha ideia!”, reforçou.

A administração dos EUA lançou um convite à apresentação de propostas para a construção do muro da fronteira, uma das quais – apresentada pelo empresário de Las Vegas, Tom Gleason – envolveu o uso de painéis solares.

Sob a pressão dos democratas, o Congresso dos EUA recusou-se até ao momento a comprometer o financiamento ao projeto, concordando apenas em financiar a manutenção de partes do muro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo