América do Norte | Crise

Vice-Presidente dos EUA usou email particular enquanto governador de Indiana

donaldtrumpmikepence

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, usou uma conta de email privada para assuntos de negócios públicos como governador de Indiana, informou na quinta-feira a imprensa norte-americana.

Os emails obtidos pelo diário Indianapolis Star mostraram que Pence usou a conta privada – que segundo o jornal foi pirateada no verão passado – para discutir assuntos “sensíveis” e “questões de segurança interna”.

A Star, que obteve os emails num pedido de registos públicos, disse que em resposta à investigação, o gabinete do vice-presidente confirmou que “Mike Pence manteve uma conta de email do Estado e uma conta pessoal.

“Como Governador, o Sr. Pence cumpriu integralmente a lei de Indiana em relação ao uso e retenção de emails”, disse seu gabinete ao jornal. “Os emails do governo envolvendo as contas pessoais e de estado estão a ser arquivados de acordo com a lei de Indiana, e estão a ser geridos de acordo com a Lei de Acesso a Registos Públicos de Indiana”.

Mike Pence, durante a campanha de 2016 de Donald Trump, criticou a rival Hillary Clinton por usar um servidor de email privado para comunicações oficiais – um escândalo que assombrou a candidata durante toda a campanha.

A revelação de que a conta foi pirateada está a fazer soar os alertas em Washington sobre a verdadeira proteção de dados sensíveis.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo