Ásia | Segurança

Coreia do Norte anuncia teste bem sucedido com míssil intercontinental

Kim-Jong-un1

A Coreia do Norte anunciou esta terça-feira ter testado com sucesso o primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM).

O lançamento foi realizado por volta das 09:40 (01:40 em Lisboa), a partir da província norte-coreana de Pyongyang Norte e, segundo anunciou a televisão estatal do país, foi supervisionado pelo líder, Kim Jong Un.

O anúncio da Coreia do Norte surgiu depois da informação divulgada pela Coreia do Sul e Washington de que Pyongyang tinha lançado um míssil de médio alcance. Um analista de armas considerou que o míssil pode ter um alcance para chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.

“Estima-se que o míssil atingiu uma altitude bastante superior a 2.500 quilómetros, seguiu durante 40 minutos e caiu no mar do Japão, na zona económica exclusiva do arquipélago, a 900 quilómetros de distância do ponto de partida”, disse o Ministério de Defesa japonês em comunicado.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu na rede de mensagens instantâneas Twitter, questionando “será que este homem não tem nada melhor para fazer na vida?” e instou a China a endurecer a posição em relação à Coreia do Norte.

Este teste acontece depois de o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e do homólogo norte-americano, Donald Trump, se terem reunido na semana passada, em Washington, para abordar a questão do regime norte-coreano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo