Ásia | Segurança

Coreia do Sul pede a paragem da implantação dos mísseis dos Estados Unidos

missil coreia do norte1

O governo da Coreia do Sul apelou à suspensão da implantação de mísseis por parte dos Estados Unidos, segundo a agência de notícias “Yonhap”.

De acordo com a agência, o gabinete do presidente sul-coreano, Moon Jae-In, insta a uma paragem na implantação do sistema de mísseis do Terminal de Defesa de Áreas de Elevada Altitude (THAAD), alegando impatos ambientais,o que poderia demorar cerca de um ano.

Moon espera conseguir alcançar uma política de conciliação com Pyongyang que tal como Pequim já expressou a sua oposição aos mísseis THAAD, uma vez que estes temem a invasão do sistema de vigilância nos seus territórios.

Adiar a implantação do THAAD parece colocar a administração de Moon em desacordo com o seu próprio ministro da defesa que pretende utilizar o sistema da THAAD como meio de defesa contra os mísseis de Pyongyang.

De acordo com Yonhap, uma investigação presidencial concluiu que o ministério minimizou o impacto da implantação do THAAD numa tentativa de que os mísseis fossem implantados mais rapidamente.

A implantação do THAAD “vai ter de esperar”, referiu um oficial anónimo do governo de Moon em declarações à “Yonhap”.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo