Ásia | Diplomacia

Imperador do Japão em visita histórica ao Vietname

imperador akihito

O imperador Akihito começa nesta terça-feira uma visita ao Vietname, a primeira de um imperador japonês. Esta viagem histórica encarna a reconciliação de Hanói com o antigo ocupante,  iniciada no início de 2000 e que tem continuado a fortalecer.

Na próxima quinta-feira  o imperador Akihito e a sua esposa Michiko vão encontrar-se com uma dezena de mulheres e crianças de soldados japoneses. Este gesto altamente simbólico vai contribuir para o apaziguamento da fase da ocupação japonesa do Vietname entre 1940 e 1945.

No final da II Guerra Mundial, cerca de 700 soldados do exército japonês optaram por permanecer no Vietname. Em 1954, após a independência, alguns tiveram que deixar o país sem poderem trazer as suas famílias para o Japão.

As relações diplomáticas entre os dois países datam de 1973. Um relacionamento com altos e baixos, mas que tem vindo a fortalecer desde a assinatura de uma parceria de confiança e estabilidade em 2002.

O Japão é agora o maior doador de fundos do Vietname para ajuda à cooperação, e o segundo investidor direto a seguir à Coreia do Sul. Nos últimos anos, os dois países também reforçaram os seus laços com o plano estratégico, especialmente contra as ambições marítimas da China. Em janeiro, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em visita a Hanói, ofereceu mil milhões de dólares ao Vietname para reforçar a segurança marítima.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo