Líder do grupo Abu Sayyaf morto em confrontos no sul das Filipinas

Um líder do grupo Abu Sayyaf, aliado à Al Qaeda e próximo do Estado Islâmico, assim como outro membro do movimento terrorista, foram mortos durante confrontos com as forças do governo na ilha de Basilan em Mindanao no sul das Filipinas.

Filemon Tan, porta-voz do comando das forças armadas de Mindanao Ocidental, identificou o responsável do grupo Abu Sayyaf morto como Eric Ajibon e descreveu-o como um “especialista na fabricação de explosivos, responsável por uma série de ataques à bomba contra as forças governamentais e estabelecimentos comerciais em Basilan”. Tan confirmou também que pelo menos 13 outras pessoas – cinco soldados, dois milicianos e seis militantes – foram feridos durante os confrontos que ocorreram numa aldeia na região de Al Barka em Basilan.

Soldados e milicianos foram enviados para a aldeia Al Barka depois de um pedido de ajuda lançado pela população local que assinalou a presença de cerca de 40 homens fortemente armados sob o comando de Isnilon Hapilon, líder do grupo terrorista Abu Sayyaf em Basilan.

“A troca de tiros durou 30 minutos e tiros esporádicos prosseguiram durante três horas até os combatentes fugirem, deixando para trás dois camaradas mortos”, disse Tan. Os sete soldados e milicianos feridos foram atingidos por estilhaços de granadas lançadas pelos militantes de Abu Sayyaf durante os combates.

Basilan é uma das duas províncias da ilha Mindanao onde os militantes do grupo Abu Sayyaf operam com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…