Ásia | Economia | Médio Oriente

Rússia e Arábia Saudita estendem acordo para reduzir produção de petróleo

petroleo

Os maiores produtores mundiais de petróleo, Rússia e Arábia Saudita, anunciaram na segunda-feira que vão estender o acordo de redução da produção de petróleo até março de 2018.

“Para sublinhar a determinação dos produtores de petróleo e garantir a estabilidade do mercado, a sua previsibilidade e o desenvolvimento sustentável, as ações conjuntas dos produtores participantes devem ser prolongadas por mais nove meses, até 31 de Março de 2018”, apontaram os dois países em declarações conjuntas emitidas na passada segunda-feira pelo ministro da energia russo.

As declarações referem ainda que o ministro da energia da Rússia, Alexander Novak, e o seu homólogo saudita, Khalid Al-Falih, “concordaram em fazer o que for preciso para alcançar o objetivo de estabilizar o mercado e reduzir os stocks de petróleo para o nível médio de 5 anos”.

Os dois ministros vão ainda consultar outros países produtores com o “objetivo de chegar a um consenso total na extensão de 9 meses”, acrescentaram.

Os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordaram no último mês de Novembro reduzir a produção em 1.2 biliões de barris por dia durante seis meses a começar no início deste ano de 2017 numa tentativa de reduzir os abastecimentos de petróleo e aumentar os preços.

A OPEP vai convocar uma reunião para 25 de Maio onde os seus membros e a Rússia deverão chegar a um acordo para cortar na produção.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo