Diplomacia | Europa | Médio Oriente

Eurodeputados querem a suspensão das negociações para adesão da Turquia à União Europeia

turquia

A comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu pediu à União Europeia (UE) e aos seus 28 Estados membros a suspensão formal “das negociações para adesão da Turquia à UE”, caso seja adotada a reforma constitucional que irá dar poderes reforçados ao presidente turco.

A resolução foi decidida com 51 votos a favor, três contra e 14 abstenções, e no início de julho 2017 será submetida à assembleia plenária do Parlamento europeu em Estrasburgo.

Os Eurodeputados afirmam que estão “preocupados com o recuo da Turquia em matéria do Estado de direito, dos Direitos do Homem, da liberdade de imprensa e da luta contra a corrupção”, assim como manifestaram uma preocupação acrescida com a possibilidade do regresso da pena de morte na Turquia, que justificará uma “suspensão imediata das negociações de adesão à UE”.

Face às frequentes advertências da União Europeia, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já ameaçou por diversas vezes de avançar com um referendo sobre se a Turquia deve prosseguir, ou não, com o processo de adesão à UE.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo