Europa

França: Emmanuel Macron nomeia Edouard Philippe como novo primeiro-ministro

EdouardPhilippe
Edouard Philippe

Depois de uma longa espera, o recém-nomeado secretário-geral do Eliseu anunciou numa breve e lacónica comunicação que o presidente Emmanuel Macron nomeou Edouard Philippe como novo primeiro-ministro francês.

Edouard Philippe, 46 anos, então presidente da câmara do Havre pelo partido Os Republicanos, de direita, respeita assim a estratégia predefinida de Macron de “destabilizar” a direita, segundo os seus próprios termos durante a campanha para a presidência.

Insistindo na adoção de uma política centrista, Emmanuel Macron, oriundo das fileiras dos próximos do ex presidente socialista François Hollande, tenta equilibrar as conotações à esquerda da sua presidência.

A agenda anunciada à imprensa indica que nesta terça-feira, 16 de maio, será apresentada a nova configuração do governo, que, segundo as promessas eleitorais, deverá ser composto por 15 ministros, da esquerda e da direita, sociedade civil, assim como irá integrar personalidades desconhecidas da política francesa.

Logo após o anúncio da nomeação de Edouard Philippe, Emmanuel Macron partiu para a Alemanha onde terá um encontro com Angela Merkel, marcando deste modo a sua primeira deslocação ao estrangeiro na qualidade de Chefe de Estado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo