Europa

Ministros da Defesa reúnem-se esta quinta-feira para debater situação da Cooperação da UE-NATO

defesa 1

Os ministros da Defesa da União Europeia reúnem-se esta quinta-feira, em Bruxelas, com o Conselho Executivo da Agência Europeia de Defesa, numa reunião que conta também com a presença do Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg.

No início da manhã, haverá uma reunião do Conselho Diretivo da Agência Europeia de Defesa e termina com um almoço conjunto dos Ministros da Defesa e do Interior onde o tema central será o “contra-terrorismo”, refere um comunicado oficial do Ministério da Defesa português.

A “Cooperação Estruturada Permanente, a Revisão Periódica Anual e o reforço dos mecanismos de resposta rápida da União Europeia como os agrupamentos táticos e as parcerias”, “o ponto da situação da Cooperação da União Europeia com a NATO”, serão alguns dos temas em agenda.

Como identificado na Declaração Conjunta de Varsóvia, o aprofundamento da cooperação entre a União Europeia e a Aliança Atlântica engloba sete áreas: ameaças híbridas, cooperação operacional, ciberdefesa e cibe segurança, capacidades de defesa, investigação e indústrias de defesa, coordenação ao nível dos exercícios e parcerias, acrescenta o mesmo comunicado.

Portugal está representado pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo