Diplomacia | Europa | Magrebe

Principais protagonistas da crise líbia reunidos nos arredores de Paris

Haftar
Khalifa Haftar

Após o fiasco do encontro em Abu Dabi os principais protagonistas da crise líbia vão reunir esta terça-feira, 25 de julho, em La Celle-Saint-Cloud, nos arredores de Paris. Uma iniciativa promovida pelo presidente francês Emmanuel Macron que irá por face a face o chefe do governo instalado em Tripoli, Faïez Sarraj, e o marechal Khalifa Haftar, que controla parte da Líbia oriental.

Ambos lideres pretendem legitimar o seu poder na Líbia. Faïez Sarraj, chefe do conselho presidencial de um governo que surge após a assinatura do acordo de Skhirat em 2015, um acordo de complexa aplicabilidade interna e timidamente reconhecido pela comunidade internacional.

Khalifa Haftar é um antigo fiel de Muamar Kaddafi que se aliou às forças insurrecionais em 2011, que ambiciona impor pela força uma ordem militarista na Líbia nos moldes egípcios pós-revolução.

Nos seus feitos militares contra os jihadistas Khalifa Haftar conseguiu construir em seu torno uma reputação e beneficia de uma popularidade crescente que o torna numa figura incontornável em quaisquer negociações sobre o futuro e estabilização da Líbia.

O encontro em La Celle-Saint-Cloud pretende rever, sem modificar, o acordo de Skhirat criando um mecanismo que permita a integração de Khalifa Haftar num governo com Faïez Sarraj. Uma antecâmara organizacional que visa realização de eleições presidencial e parlamentares a fim de legitimar, finalmente, um poder na Líbia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo