Europa

Secretário-Geral da ONU dirige-se pela primeira vez ao Parlamento Europeu

antonio guterre
European Parliament News

O Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, dirigiu-se esta quarta-feira, pela primeira vez, ao Parlamento Europeu desde que sucedeu a Ban Ki-moon em janeiro deste ano. Foi recebido pelo Presidente do Parlamento, Antonio Tajani, e afirmou que “uma Europa forte e unida é um pilar absolutamente fundamental de uma ONU forte e eficaz”.

No seu discurso, agradeceu o “empenho da UE no multilateralismo e nas suas contribuições para a cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária” e afirmou que a “União Europeia é claramente o maior projeto de sustentabilidade da paz no mundo desde o início da história”.

Entre os assuntos abordados, António Guterres fez referência aos conflitos na Síria, à migração, à globalização e à necessidade de preservar a diversidade cultural.

O Presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani, sublinhou que a ONU e a União Europeia devem, juntos, “encontrar soluções políticas para os conflitos na Síria, Líbia e Iémen e abordar a questão do ISIS”. E acrescentou ainda que, também como projeto comum, devem “defender a dignidade e a liberdade das pessoas, dar perspetivas à nova geração e colocar em prática a Agenda 2030”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo