Magrebe

Cerca de 200 migrantes atravessaram a correr o posto fronteiriço de Tarajal em Ceuta

migrantes-ceuta1

Cerca de 200 migrantes conseguiram entrar no enclave espanhol de Ceuta, em Marrocos correndo a toda velocidade para passar a fronteira, no início da manhã desta segunda-feira, anunciaram as forças de segurança.

A avalancha, que ocorreu por volta das 06h00 locais (05h00 em Lisboa), surpreendeu as autoridades marroquinas e espanholas, explicou a mesma fonte à agência EFE.

“Há muito tempo que não havia uma tentativa conduzida desta forma”, disse à AFP um porta-voz da Guarda Civil. Num vídeo gravado por uma televisão local, jovens da África subsaariana correm nas ruas de Ceuta, gritando “graças a Deus” ou “bem-vindos a Espanha.”

As autoridades tinham já recebido um aviso para a possível avalancha, estando espalhadas pelo perímetro da fronteira para evitar que os migrantes passassem sem medidas de segurança.

Os 186 migrantes foram transferidos para um centro de detenção onde podem pedir asilo. A Cruz Vermelha espanhola referiu, na rede social Twitter que os voluntários prestaram assistência a 186 pessoas, quatro das quais foram transferidas para o hospital por contusões ou cortes.

Há uma semana, 73 migrantes conseguiram entrar em território espanhol, tendo as autoridades de Marrocos e Espanha conseguido travar um grupo de pelo menos 300 pessoas.

 

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo