Líbia: Dúvidas persistem sobre a real dissolução do grupo jihadista Ansar Al-Charia

Após a grande mediatização do anúncio sobre a dissolução do grupo Ansar Al-Charia, classificado pelos Estados Unidos da América e a ONU como organização terrorista, a dúvida permanece sobre a real dissolução da organização.

“Sejamos razoáveis. Como podemos acreditar nesta suposta dissolução quando os principais atores deste movimento continuam ativos, não só em Bengasi mas também noutras localidades como Misrata e Derna. Só desapareceu a designação, nunca a ideologia do grupo que pretende instaurar a “charia” nos países como forma de governo”, disse um quadro da organização Fajr Libya baseado em Tripoli, e que pediu anonimato.

Uma opinião partilhada por um quadro próximo do Congresso nacional de Khalifa al-Ghowel. “Os jihadistas de Ansar Al-Charia estão cada vez mais a deslocarem-se para o sul do país onde estão a criar as suas bases. Chegam lá vindos de Djbel Hassaouna, onde são apenas uma fação. A sua oposição à expansão da influência do marechal Khalifa Haftar leva os dirigentes do movimento em questão a multiplicarem as suas operações” com base numa nova estratégia, disse Khalifa al-Ghowel.

A 27 de maio, através de um comunicado difundido na internet, o grupo jihadista líbio Ansar Al-Charia, próximo da Al-Qaeda, anunciou a sua “dissolução”. Um anúncio que surgiu quando a organização mergulhara numa crise profunda devido a várias derrotas militares, face às forças fiéis a Khalifa Haftar, mas também devido às múltiplas deserções de combatentes que passaram a integrar a organização terrorista Estado Islâmico na Líbia.

RN/KR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…