Magrebe | Sahel | Segurança

Marrocos decide retirar “unilateralmente” de Guerguerat

frentepolisario3438
Frente Polisário

Marrocos começou a retirar este domingo, 26 de fevereiro, da contestada zona a sul do Sara Ocidental, na fronteira com a Mauritânia, que ocasionara vivas tensões com a Frente Polisário.

“O reino de Marrocos procederá a partir de hoje [domingo], a uma retirada unilateral da zona” de Guerguerat, anunciou oficialmente o ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino.

A retirara marroquina de Guerguerat segue instruções diretas do rei Mohamed VI, que tomou esta decisão após uma reunião telefónica com o secretário-geral da ONU, António Guterres, precisa o comunicado.

Alegando pretender lutar “contra o contrabando”, o exército e a polícia marroquina iniciaram em agosto de 2016 a construção de uma estrada alcatroada para além do muro que delimita o Sara Ocidental sob ocupação marroquina e os territórios controlados pela Frente Polisário.

Interpretado como uma “clara violação do cessar-fogo”, a Frente Polisário reagiu ameaçando de reabertura das hostilidades e mobilizando para a região importantes efetivos militares, assim como instalou no local uma “base de apoio” fixa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo