Mulher de Mokhtar Belmokhtar detida na Líbia

Na noite do último sábado, (19), a diretoria de contra terrorismo e subversão de el Beida, filiada no governo de Tobruk, que controla o leste do território, divulgou uma mensagem nas redes sociais dando conta da detenção de três pessoas na localidade de Mechili, na região montanhosa de Jebel Akhdar, no sul da Líbia.

Entre os detidos constam duas mulheres, uma das quais será uma das mulheres de Mokhtar Belmokhtar, líder do grupo terroristas Al Mourabitoun, filiado na AQMI.

Às primeiras horas de ontem, (21) a mesma diretoria de contra terrorismo divulgou fotografias com documentos de identidade e os passaportes dos detidos. As duas detidas têm nacionalidade tunisina: Asma Taher Mohammed, alegadamente mulher de Belmokhtar, e Afaf Mohamed Midani.

O outro detido será uma taxista, líbio, cuja identidade permanece desconhecida, que transportava as duas mulheres para a região de Jufrah, no sul da Líbia, onde pretendiam visitar uma parturiente estrangeira.

Entretanto, uma fonte do ministério do Interior líbio, citada hoje (22) pela RFI, confirmou a detenção a 20 de novembro último de Asma Keddoussi, natural de Sidi Bouzidda, na Tunísia, e mulher do terrorista Mokhtar Belmokhtar.

Segundo a mesma fonte, Asma reside em Darna, localidade controlada pela al-Qaeda.

Oussama Werchfani, chefe da brigada da direção geral líbia para o combate contra o terrorismo, que terá sido quem conduziu a sua captura no terreno descreve o episódio a pedido do jornalista da RFI: “Foram detidas a cerca de 100 Kms de Darna na companhia de duas crianças, uma com cerca de 40 dias e outra com cerca de 3 anos…Ambas transportavam cintos explosivos e não os terão detonado devido à presença das crianças.  Os cintos foram desativados e foram-lhes confiscados os telefones portáteis.”

Na sequência do interrogatório, diz ainda Werchfani: “uma das mulheres confidenciou que viu pela última vez Belmokhtar há quatro meses num campo de treino em Aljofra (região deserta no sul da Líbia) juntamente com  Ziad Balaam, um dos líderes do grupo terrorista das Brigadas de defesa de Benghazi (grupo que combate o exército de Haftar em Ajdabya e em Benghazi).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) divulgou um relatório onde é previsto um crescimento de 3,4% na economia timorense. Esta…
Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…
Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que vê “com bons olhos” o facto de a Palestina vir a adquirir…