Crianças sírias recorrem ao suicídio e à auto agressão devido aos horrores da guerra

Muitas crianças que vivem na Síria, algumas de 12 anos de idade, estão a auto agredir-se, a tomar drogas e até mesmo a tentar o suicídio devido aos horrores que têm enfrentado nos seis anos de conflito, referiu um grupo internacional de ajuda na passada segunda-feira.

Uma em cada quatro crianças está a desenvolver um distúrbio de saúde mental, revelou a “Save the Children” num relatório realizado sobre as crianças do país.

Cerca de 5 milhões de sírios fugiram do país desde que a guerra começou em 2011, mas 13.5 milhões ainda precisam de ajuda na Síria e quase metade são crianças, de acordo com a agência humanitária das Nações Unidas “UNOCHA”.

Pesadelos, raiva, pensamentos suicidas e depressão são alguns dos sintomas presentes nas crianças sírias que sofrem de uma elevada carga traumática provocada por bombardeamentos, mortes e destruição, referiu a organização.

A maioria das crianças entrevistadas para o relatório estava com muito medo para brincar na rua, abandonaram a escola ou testemunharam a morte de um amigo ou parente.

“Há cerca de 5 ou 6 meses, uma criança de 12 anos de idade cometia suicídio. Nunca vimos nada assim antes, nem com pessoas mais velhas”, referiu Sharif, um assistente de saúde mental sírio, citado no relatório. “O seu pai foi morto num carro-bomba e tentaram explicar à criança que agora o seu pai é um mártir e que está a caminho do paraíso, então a criança pensou que se morresse, veria seu pai. Enforcou-se com um cachecol.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…
Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

A Alta-Comissária Britânica em Moçambique, Helen Lewis, informou que o Reino Unido vai apoiar a realização das sétimas eleições gerais…
Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

A primeira semana de abril vai ser marcada por muita música e animação, na capital de Cabo Verde, com a…
Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…