Médio Oriente | Segurança

Forças iraquianas passam em revista Mossul ocidental depois de ataque surpresa do Estado Islâmico

mosul bombardeamentos

As forças iraquianas passaram revista a dois bairros da zona ocidental de Mossul, recuperados aos jihadistas, depois de um contra ataque surpresa reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, anunciaram os responsáveis na segunda-feira.

O ataque semeou o pânico entre moradores que tinham regressado a suas casas nos bairros de Tanak e Yarmuk. Há várias semanas que o grupo terrorista tinha sido expulso pelas forças do governo.

Um alto comandante do Serviço de Contra-Terrorismo (CTS), disse que os atacantes infiltraram-se na área misturando-se com os civis deslocados que regressavam a casa.

O número de mortos ainda não foi identificado.

Embora as circunstâncias do ataque de domingo à noite ainda não sejam claras, foi descrito como uma tática de diversão por “células adormecidas” de Mossul para aliviar a pressão sobre a Cidade Velha, onde os jihadistas parecem estar nas suas últimas forças.

“As células adormecidas levaram a cabo um ataque surpresa contra as forças de segurança, na tentativa de aliviar o cerco da Cidade Velha”, disse um funcionário local à AFP sob anonimato.

Centenas de famílias, que em alguns casos tinham regressado às suas casas há semanas atrás, fugiram da área novamente durante a noite, temendo o retorno do governo jihadista.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo