Diplomacia | Médio Oriente

Irão diz-se pronto para estabelecer boas relações com Arábia Saudita

Iranian President Hassan Rouhani takes part in a news conference near the United Nations General Assembly in the Manhattan borough of New York, U.S., September 22, 2016. REUTERS/Lucas Jackson/File Photo - RTX2RCCA

O presidente iraniano Hassan Rouhani afirmou que o seu país está pronto a estabelecer boas relações com todos os seus vizinhos, incluindo a Arábia Saudita.

Em declarações à agência de notícias estatal iraniana IRNA, Rouhani afirmou que “parece que a Arábia Saudita se estava a preparar para lidar de forma inapropriada com o Irão, e acho que tal seria devido às derrotas que tinha sofrido na Iemén e na Síria. Os recentes ataques à embaixada saudita em Teerão foi obra de um grupo de desordeiros, mas Riade decidiu dar ao assunto mais destaque do que era necessário”, afirmou o presidente.

Rouhani afirmou ainda que os passos positivos que têm vindo a ser dados nas últimas semanas vão permitir aos peregrinos iranianos viajar em segurança para a Arábia Saudita na próxima época do Hajj.

O presidente inseriu esta política de boa vizinhança no conjunto de países vizinhos do Irão, incluindo o Afeganistão, o Turquemenistão, o Cazaquistão, Rússia, Arménia, Turquia, Iraque e Kuwait. No âmbito das relações económicas com a Rússia, o presidente iraniano revelou um crescimento de 70%.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo