Mais de 5 milhões de crianças no Iraque necessitam de ajuda humanitária urgente

O relatório Nowhere To Go, divulgado esta semana pela UNICEF, revela que três anos depois do agravamento da violência no Iraque,“as crianças estão presas num ciclo interminável de violência e pobreza crescente”, e são mais de 5 milhões a necessitar de assistência humanitária urgente.

De acordo com o relatório, só no primeiro semestre de 2017, mais de 150 crianças morreram vítimas do conflito e da violência, e desde 2014 contam-se mais de mil vítimas. Nos últimos três anos, mais de 4.650 crianças foram separadas das suas famílias ou ficaram desacompanhadas. O relatório revela ainda que desde 2014, aconteceram 138 ataques a escolas e 58 ataques a hospitais; mais de 3 milhões de crianças não frequentam a escola regularmente e 1.2 milhões estão atualmente fora da escola.

A UNICEF reforça o alerta para a situação a oeste de Mossul, onde as crianças estão a ser deliberadamente atacadas e mortas para punir as famílias e dissuadi-las de fugir da violência. Em menos de dois meses, pelo menos 23 crianças foram mortas e 123 ficaram feridas só nesta cidade.

O representante da UNICEF no Iraque, Peter Hawkins, reforça que estas crianças continuam a “testemunhar um enorme horror e violência inimaginável”, naquela que considera ser “uma das mais atrozes guerras da história recente”.

No mesmo comunicado, a organização da ONU sublinha que tem uma lacuna de 100 milhões de dólares para operações de emergência cruciais no Iraque e para o apoio às crianças.

Por fim, a UNICEF faz um apelo internacional para o “fim imediato do conflito” e para “o fim de todas as violações graves contra as crianças, incluindo a morte, a mutilação e o recrutamento, e o fim dos ataques às infraestruturas civis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) divulgou um relatório onde é previsto um crescimento de 3,4% na economia timorense. Esta…
Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…
Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que vê “com bons olhos” o facto de a Palestina vir a adquirir…