Crise | Médio Oriente | Segurança

Quatro países do Golfo divulgam lista dos “terroristas” apoiados pelo Qatar

A general view shows the cityscape of the Qatari capital Doha on March 9, 2009. AFP PHOTO/KARIM JAAFAR / AFP / KARIM JAAFAR
Qatar

A Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e o Bahrein divulgaram conjuntamente na noite desta quinta-feira, 8 de junho, um documento com o nome de 59 pessoas e 12 entidades que, supostamente, têm ligações com o terrorismo e são apoiados pelo Qatar.

Os quatro países do Golfo afirmam que a divulgação desta lista é no quadro do seu empenhamento “no combate ao terrorismo, de acabar com as fontes de financiamento e lutar contra as ideologias extremistas”. O mesmo documento refere ainda “as violações contínuas das autoridades de Doha nas suas obrigações e acordos assinados”.

Também nesta quinta-feira o Egito pediu à Nações Unidas que investigue sobre um suposto resgate que o Qatar terá pago a uma “organização terrorista” ligada ao “Estado Islâmico, em troca pela libertação de membros da sua família real detidos no Iraque”. Segundo o embaixador adjunto do Egito na Nações Unidas, Ihab Moustafa, o Qatar terá pago “até mil milhões de dólares”. Para o diplomata egípcio se a informação se confirmar, prova “um apoio claro ao terrorismo” pelo Qatar.

No documento divulgado pelos quatro países, constam pessoas de nacionalidade qatariana, jordana, egípcia, koweitiana, líbia e do Bahrein.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo