Médio Oriente | Segurança

Turquia começa construção de muro na fronteira com o Irão

fronteira turca

Ancara decidiu construir um muro com mais de cem quilómetros, na fronteira da Turquia com o Irão, para bloquear a passagem de militantes do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, uma organização terrorista que visa o poder turco.

Começaram a ser colocados blocos enormes de três metros de altura e sete toneladas cada, na fronteira com o Irão, conforme decidido pelo Ministério da Defesa. As autoridades turcas estimam que dentro de três meses, esteja concluída a primeira fase da construção do projeto, mais de cem quilómetros de extensão e o correspondente a 30% de fronteira “segura”.

Esta região é uma das vias utilizadas por refugiados afegãos e também uma área onde o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) está ativo. Esta é também a principal razão dada por Ancara para bloquear a passagem de ativistas curdos, e travar o contrabando, especialmente da gasolina, que é usado para financiar o PKK.

Ainda não se sabe se toda a fronteira turco-iraniana ficará fechada com o muro, mas o projeto lembra um outro muro já construído pelas autoridades turcas e que separou, também com um muro, 80% da fronteira turco-síria, para impedir a passagem dos jihadistas do Estado Islâmico.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo