Crise | Oceânia

Nova Zelândia: John Key apresenta demissão do cargo de primeiro-ministro

john-key1

O primeiro-ministro neo-zelandês, John Key, anunciou, esta segunda-feira, inesperadamente a demissão do cargo que ocupa há oito anos, alegando razões familiares.

“Não tenho mais nada para dar. Dei tudo a este cargo, com custos para a minha família”, declarou John Key, primeiro-ministro neo-zelandês, esta noite em Wellington, ao anunciar a sua retirada de chefe de governo e de líder do partido.

“Durante estes anos, dei tudo quanto podia a este cargo, com sacrifícios consideráveis para as pessoas que mais me são queridas, a minha família”, afirmou o governante, referindo-se à falta de liberdade e à exposição mediática que mulher e filhos têm sofrido.

Observadores previam que Key se recandidatasse à quarta eleição geral no próximo ano, mas o primeiro-ministro demissionário afirmou que não pretendia repetir o erro de outros líderes mundiais e sair antes de uma derrota.

Key antecipou para 12 de dezembro a reunião do partido em que será decidida a sua substituição na liderança, tendo já antecipado que apoiará o vice-primeiro-ministro, Bill English, para as funções.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo