Diplomacia | Mundo | Segurança

ONU concorda com cortes profundos no orçamento para a manutenção da paz

congo onu

A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a um acordo, na quarta-feira, para o corte de cerca de 600 milhões de dólares no orçamento destinado à manutenção de paz da ONU, após semanas de negociações sobre as exigências dos EUA para uma redução de custos acentuada, anunciaram diplomatas da ONU.

Conforme o acordo, as Nações Unidas gastarão no próximo ano, 7,3 mil milhões de dólares nas operações de manutenção da paz, abaixo dos atuais 7,87 mil milhões, o que representa um corte de cerca de sete por cento, adiantaram diplomatas próximos das negociações.

Os Estados Unidos, o maior contribuinte financeiro para a manutenção da paz, tentaram chegar a um corte de quase mil milhões, e a União Europeia defendeu uma redução de custos para 7,3 mil milhões.

A embaixadora dos EUA, Nikki Haley, congratulou-se num comunicado, dizendo que “em apenas cinco meses já conseguimos reduzir mais de 500 milhões de dólares no orçamento de paz da ONU e estamos apenas a começar”.

Os mais atingidos pelos cortes serão as missões da ONU na problemática região do Darfur no Sudão e na República Democrática do Congo, as duas operações mais caras com orçamentos que ultrapassam mil milhões de dólares.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo