Sahel

Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento aprova 500 milhões de dólares para energia renovável no Egito

painel solar

O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) aprovou, a 7 de junho, um quadro de 500 milhões de dólares para estimular o investimento privado em mais de 4 GW de energia eólica e solar no Egito, avança o site oficial do mesmo organismo. As 16 plantas aprovadas fornecerão 750 MW de capacidade solar fotovoltaica e deverão reduzir as emissões de dióxido de carbono em 900 mil toneladas por ano, construídas perto da aldeia de Benban, no Alto Egito.

Harry Boyd-Carpenter, responsável pelo setor da Energia no BERD, destacou que “este é um marco importante no nosso apoio às energias renováveis no Egito. Trabalhamos com as autoridades egípcias desde 2014 para ajudá-los a cumprir seus ambiciosos objetivos nesta área. Estamos muito satisfeitos agora por estarem em condições de comprometer um financiamento muito significativo para projetos, que esperamos começar a construção antes do final de 2017”.

Os projetos solares do BERD localizados no Benban trarão um impulso significativo a curto prazo para a economia através das atividades de construção e de manutenção e operação a longo prazo.

O BERD começou a investir na região do Mediterrâneo do sul e do leste em 2012, e já financiou projetos de energia eólica e solar na Jordânia e Marrocos no valor de € 700 milhões.

Entre 2007 e 2016, o BERD investiu mais de 3,5 bilhões de euros diretamente em energia renovável, apoiando 104 projetos em 23 países e financiando mais de 5,3 GW de capacidade.

O financiamento insere-se no programa de tarifas de alimentação do Governo egípcio.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo