Crise | Sahel

Comissão Europeia reforça apoio humanitário a região do Lago Chade com 40 milhões de euros

Lake Chad

A Comissão Europeia vai reforçar o apoio à região do Lago Chade, com um fundo de 40 milhões de euros para ajuda humanitária. Com este apoio, aumenta para 116 milhões de euros a ajuda da União Europeia para esta região, que tem sido concedida desde o início de 2016.

Este reforço servirá para apoiar as operações humanitárias em curso e dar resposta às situações mais urgentes referentes à alimentação, nutrição, acesso à água, saneamento básico, saúde e proteção, revela o comunicado de imprensa publicado hoje pela Comissão Europeia.

No comunicado, leem-se ainda as declarações do Comissário Europeu para Ajuda humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, que declara que “a União Europeia tem feito uma forte contribuição humanitária para os mais vulneráveis na Nigéria, Camarões, Níger e Chade”, e salienta que a situação nesta região “está a atingir proporções extremamente preocupantes”.

A violência no norte da Nigéria, preconizada pelo grupo terrorista Boko Haram tem vindo a destabilizar toda a região que circunda o Lago Chade: Camarões, Chade, Nigéria e Níger, obrigando milhares de pessoas a deslocarem-se à procura de um local seguro. Só na região do Lago Chade, cerca de 2,6 milhões de pessoas estão deslocadas, o que reforça a necessidade de ajuda humanitária, principalmente nas zonas mais vulneráveis.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo