Sahel | Segurança

Conselho de Segurança das Nações Unidas apoia forças do G5 Sahel

conselho de seguranca da onu1

Na passada quarta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas concordou em apoiar as forças do G5 Sahel no combate ao terrorismo, tráfico de droga, armas e tráfico humano na região de Sahel.

A região tem sido nos últimos anos controlada por grupos jihaditas que alguns países europeus, em especial a França, temem que possam ameaçar a Europa caso não sejam controlados.

No ano passado as nações do Sahel, Niger, Mali, Chade, Burkina Faso e Mauritania, propuseram criar unidades especialmente treinadas para combater os grupos terroristas nas zonas onde estes costumam operar.

Os Estados Unidos, por seu turno, não acham que o órgão mundial deva financiar as forças de combate em questão. O país norte-americano é um dos membros com poder de veto juntamente com a França, a China, Grã-Bretanha e Rússia.

Os Estados Unidos estão a tentar cortar nas despesas de manutenção da paz e estão a rever cada uma das 16 missões em curso. Washington é o maior contribuidor, pagando 28,5% dos 7,9 mil milhões do orçamento.

As forças especiais propostas pelas nações do Sahel podem complementar os esforços das forças armadas, que disponibilizam 4.000 soldados por toda a região.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo