Sahel | Segurança

Mali: Dois mortos em ataque jihadista contra espaço turístico frequentado por ocidentais em Bamako

bamako
Bamako

Um ataque jihadista contra um complexo hoteleiro na periferia de Bamako, frequentado por ocidentais e expatriados, fez dois mortos este domingo. Trinta e seis turistas e funcionários conseguiram ser exfiltrados do local pelas Forças especiais Antiterrorista do Mali (Forsat).

“É um ataque jihadista. As forças especiais malianas intervieram”, apoiadas por militares franceses da força antijihadista Barkhane e da missão da ONU (Minusma), confirmou o ministro maliano da segurança, Salif Traoré.

Segundo testemunhos um homem terá chegado ao local numa motorizada e começou a disparar contra os presentes gritando “Allah akbar”. Pouco depois chegaram de carro mais “dois ou três homens” assim como outro grupo de terroristas que abriu fogo contra os turistas.

O último ataque contra Ocidentais na capital maliana remonta a março 2016, contra um hotel que albergava a missão da União Europeia.

Em novembro de 2015 uma ação terrorista contra o hotel Radisson Blu em Bamako causou 20 mortos. Um ataque reivindicado pela Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI), em coordenação com o grupo jihadista de Mokhtar Belmokhtar, Al-Mourabitoune.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo