Geopolítica | Sahel | Segurança

Países do Sahel G5 criam força anti-terrorista transnacional

g5 sahel

Os chefes de Estado dos cinco países do Sahel, Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger, decidiram criar uma nova força contra-terrorista na região. A decisão foi tomada na reunião do Sahel G5, que se encontraram em Bamako, Mali, para discutir a situação de segurança no região.

Apesar do anúncio da criação da nova força, não foram referidos quer o número de militares quer o local onde ficarão estacionados.

De acordo com uma conferência de imprensa do Presidente do Níger Mahamadou Issoufou, antes da força ser formada será requerida uma resolução da ONU e a aprovação do Conselho de Segurança.

Já o Presidente do Chade Idriss Deby referiu que para a criação da nova força será pedida a cooperação das nações europeias. “O que queremos é que os países europeus nos dêem os meios. Vamos estar na linha da frente da luta contra o terrorismo”, referiu Deby, actual líder do G5.

O Chade e o Níger estão actualmente a combater o grupo nigeriano Boko Haram, tendo os jihadistas atacado durante 2015 e 2015 locais no Mali, Burkina Fase e Costa do Marfim.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo