Nacional

Defesa Nacional com tudo a postos para receber Papa Francisco

base aerea
Foto: Força Aérea Portuguesa

O Papa Francisco tem chegada prevista a Portugal às 16 horas da próxima sexta-feira, 12 de maio, na Base Aérea Nº 5, em Monte Real, Leiria. No local, será recebido por uma delegação na qual estará presente o ministro da Defesa Nacional José Alberto Azeredo Lopes.

A preparação da receção do Papa Francisco em Portugal, o denominado dispositivo Especial de Proteção e Socorro à Visita Papal, tem sido assegurada pelas Forças Armadas, em articulação com as Forças de Segurança, refere o comunicado oficial do Ministério da Defesa.

O reforço da segurança passa “pelo aumento das capacidades de policiamento aéreo, nomeadamente através da criação de zonas de exclusão aérea e da implementação de um sistema anti-drone; disponibilização de três EH-101 para transporte do Papa, do séquito restrito, permanecendo um EH101 de reserva”, sublinha a mesma nota.

Para além disso, foram ainda reforçadas as capacidades de apoio sanitário tanto da Força Aérea como do Exército, bem como das medidas de apoio à emergência médica.

A Força Aérea vai garantir o transporte do Papa Francisco para Portugal e do Papamóvel, que já se encontra em Portugal desde 9 de maio.

Na Base Aérea Nº5 vão também operar duas esquadras de F-16, responsáveis pela defesa do espaço aéreo português.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo