Nacional | Segurança | Sociedade

Dois afegãos detidos no Porto por suspeitas de ligações terroristas

policia

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção de dois homens de nacionalidade afegã por suspeitas de ligações terroristas. Os dois indivíduos com idades entre os 20 e os 25 anos, apresentaram-se numa esquadra da PSP do Porto para pedir asilo e acabaram detidos.

Na sua posse, os homens tinham dois mil euros em dinheiro e uma pen com fotografias de armamento, explosivos e combatentes com armas na guerra da Síria, o que alertou as autoridades que acabaram por alertar o SEF.

Os suspeitos acabaram por ser detidos por entrada e permanência ilegal em Portugal e foram ontem de manhã presentes ao Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto. Quando a juíza que apreciou o caso se apercebeu da natureza das fotografias pediu um reforço policial do edifício.

Os afegãos alegaram que o dinheiro lhes fora dado por amigos, que as fotografias eram de combates na Síria e que eram perseguidos políticos, tendo chegado a Portugal vindos da Finlândia, que lhes recusou o asilo.

No final do interrogatório a magistrada acabou por determinar a detenção dos dois indivíduos num centro de acolhimento temporário do SEF.

O caso foi comunicado à PJ, Ministério Público e SIS e foram iniciadas as averiguações a fim de apurar a real identidade dos indivíduos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo