Governo condena teste nuclear feito pela Coreia do Norte

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou esta quarta-feira o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, considerando “a todos os títulos condenável, em primeiro lugar, porque viola expressamente várias resoluções internacionais e, em segundo lugar, porque acresce um factor de risco muito sensível a uma situação internacional que não está a caracterizar-se pela estabilidade.”, disse, citado pela Lusa.

O Governo português acompanha “inteiramente a reação de condenação enérgica dos países mais diretamente afetados e a iniciativa da presidência do Conselho de Segurança [das Nações Unidas] para convocar uma reunião de emergência para esta tarde”, afirmou o governante.

“Não há nenhuma dúvida de que a comunidade internacional deve ser unânime na condenação do gesto da Coreia do Norte, e tem-no sido. Evidentemente, esta escalada em que o regime norte-coreano se coloca constitui ela própria uma ameaça à segurança regional e internacional”, sustentou Santos Silva.

A Coreia do Norte afirmou ter testado hoje, pela primeira vez, uma bomba de hidrogénio, uma reivindicação que ainda não foi confirmada, mas já recebeu a condenação de diversos países, incluindo Estados Unidos, Coreia do Sul, França e Japão.

O alerta chegou primeiro através dos instrumentos de detecção de actividade sísmica que detectaram um abalo na ordem dos 5,1 na escala de Richter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…