Nacional | Politíca

Governo está a preparar Plano Nacional de Mobilidade e Transporte

planonacionalmobilidadeetransporte

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que o Governo está a preparar a elaboração de um Plano Nacional de Mobilidade e Transporte 2020 para fazer frente aos desafios do futuro.

Numa intervenção na conferência da publicação «Transportes em Revista», em Lisboa, Pedro Marques referiu que o plano «deverá traduzir uma visão holística de longo prazo para as infraestruturas e sistemas de transportes do País e deverá suportar a preparação atempada do próximo quadro comunitário de apoio».

O objetivo central é a definição de «uma estratégia de desenvolvimento e adaptação das infraestruturas e sistemas de transportes para responder às tendências e incertezas tecnológicas, sociológicas e ambientais, suscetíveis de afetar padrões de mobilidade no horizonte do plano».

Os desafios em questão estão relacionados com o congestionamento, com a necessidade de redução da dependência do petróleo e das emissões, com a interoperabilidade das redes de transporte e com os avanços tecnológicos ao nível da automação e da mobilidade inteligente.

O Ministro realçou que o plano tem uma natureza estratégica e estruturante com efeitos duradouros, pelo que será promovido o debate alargado de modo a que se obtenha «um amplo consenso nacional nos planos técnico, económico, social e político».

Pedro Marques destacou o objetivo nuclear do plano: «Aproximar as pessoas, potenciar a economia, criar emprego e garantir um futuro sustentável».

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo