Nacional | Politíca

Navio português vai ser transformado para operações de pesca e investigação

navionimar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, autorizou a abertura do concurso público internacional para transformar o navio Ni Mar Portugal para operações de pesca, recursos haliêuticos e investigação marinha, com o objetivo de pô-lo ao serviço do conhecimento do mar.

O navio dará ainda apoio a investigações do sistema científico e tecnológico, e de iniciativas que tenham em vista o suporte à gestão do ambiente marinho, facilitando a decisão fundamentada das entidades públicas.

O concurso, no valor de 2 milhões de euros, prevê a instalação de um conjunto de equipamentos de força composto por guinchos oceanográficos e de pesca, gruas, um pórtico à ré, a instalação de cinco espaços laboratoriais, válvulas de fundo e um conjunto de modificações estruturais, como o prolongamento e reforço de conveses e a construção de duas torres à ré.

A partir de abril de 2017, o País vai passar a dispor de um novo navio para investigações multidisciplinares em ambiente oceânico, capacitado para a aplicação do conhecimento dos recursos haliêuticos, programa nacional de recolha de dados da pesca e dos programas de monotorização da estratégia da Marinha.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo